Em entrevista à TV Cidade Verde, o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas (SOI), afirmou que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) irá intensificar operações para combater a prática do "grau" em todo o estado.
"Não vamos tolerar o grau no Piauí. É tolerância zero. Quem quiser insistir nessa prática pode ter certeza que vai receber a visita da Secretaria de Segurança Pública, inclusive já estamos planejando mais operações para reprimir esse tipo de prática", declarou a autoridade policial.
Recentemente a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) indiciou Ítallo Bruno e outras 24 pessoas alvos de uma operação que visava coibir o "grau" em Teresina. De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e direção perigosa.
"Essas pessoas receberam medidas cautelares diversas da prisão, como por exemplo a perda da CNH pelo prazo de dois anos, proibição de publicar nas suas redes sociais qualquer coisa relacionada ao grau, o recolhimento domiciliar, entre
De todos os indiciados, apenas um, conhecido como "Mário do Grau", foi preso após descumprir as medidas cautelares. "Além de estar pilotando motocicleta, ele tentou fugir de uma abordagem policial e quase atropelou duas pessoas. Ele se encontra preso preventivamente", ressaltou Matheus Zanatta.
Antes de serem indiciados, os influenciadores Itallo Bruno e Fernando Feitosa, mais conhecido como Nando, firmaram um acordo com a SSP-PI para combater a prática do "grau" em vias públicas do estado e defender a realização das manobras em locais seguros, respeitando as normas de trânsito.
Apesar disso, o delegado afirma que esse acordo segue sendo descumprido. "Não basta só fazer o evento em local privado, tem que ter as licenças, os equipamentos de segurança, proteger as pessoas que estão vendo o evento. Quem está praticando o chamado grau tem que ter a CNH", lembrou.
"Tem que ter uma ambulância caso ocorra algum incidente para fazer esse atendimento. Tem uma série de requisitos que precisam ser cumpridos, não basta você fazer em um local fechado. Infelizmente as pessoas insistem em fazer o grau de forma irregular e gerando perigo a terceiras pessoas e a si próprio", concluiu.
cidadeverde.com